
(Não uma, mas duas primeiras análises de jogos no TiPb hoje. Se você ainda não consultou a análise de Spore para iPhone , vá em frente com sua evolução!)
Star Wars: The Force Unleashed (Mobile) para o iPhone da THQ Wireless está disponível por US $ 9,99 através do iTunes App Store . Ao lado de Spore, é um dos jogos de maior perfil lançado até agora para o 'iPod (e iPhone) mais divertido de todos os tempos'.
Bem, Guerra nas Estrelas foi o primeiro filme que me lembro de ter visto no cinema (o que, sim, me deixa velho e diz a você o quão importante era ir ao cinema nos dias anteriores ao PPV, torrentz e home cinema! ) Eu tinha muitos brinquedos. Joguei muitos videogames, desde os primeiros jogos da Nintendo que levaram a trilha sonora ao uso excessivo que ainda me encolho quando ouço Jawa, até o verdadeiramente épico Battlefront II no Xbox original. Eu até mesmo tive os prequels Jedi-mind-enganados fora da minha consciência ('não o Star Wars que você estava procurando ...')
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Então, sim, Star Wars está no meu DNA tanto quanto a Apple. Coloque-os juntos e - mesmo ausente Megan Fox - e The Force Unleashed praticamente me anunciou. Mas isso me seguraria? THQ oferece chiado de classe Império ou chiado de estilo Phantom?
Confira a crítica, após o intervalo!
História
Star Wars: The Force Unleashed ocorre após os eventos em Revenge of the Sith e antes de Star Wars (uma Nova Esperança). Anakin é Vader e na grande tradição Sith, ele aceitou um 'aprendiz secreto' e começou seus planos para matar o Imperador. O primeiro da lista, no entanto, é eliminar os poucos remanescentes da escória Jedi que ainda estão amadurecendo com força total.
Brincamos de dito aprendiz e, desde o início, é-nos dito para não deixarmos nenhuma testemunha viva - Imperial ou Rebelde. Mantém as coisas boas e simples, pelo menos para começar.
Se você viu os trailers do jogo, no entanto, onde Star Destroyers inteiros são puxados do céu, você sabe que não é n00b Luke ou Yoda envelhecido ou Windu desperdiçado. Esta é a Força que sempre quisemos ...
... Só não o suficiente. A versão móvel foi cortadacaminhode seus irmãos de plataforma mais velhos e, em última análise, não dura tanto quanto gostaríamos. Pense nisso como o Force Unleashed: Crib Notes Edition.
Pontuação: 4/5
Música e efeitos sonoros
Desde o início, podemos escolher se queremos o som ligado ou não. Embora seja bom ter opções e fones de ouvido ausentes, talvez ajude um pouco com a vida útil da bateria, mas ... Isso. É. Comece guerras! São John Williams e Ben Burtt, seus nerfherders! Claro que queremos algum som!
Agora, os temas e efeitos são todos clássicos a ponto de serem repetidos indefinidamente nos últimos 30 anos. Isso o torna cativante ou enlouquecedor, dependendo do seu ponto de vista. Exceto pelo tema Jawa mencionado acima, ele ainda funciona para mim.
Tudo funciona bem no alto-falante de 'audição casual' do iPhone e, melhor ainda, com fones de ouvido. Tive alguns problemas com a gagueira, mas um forçar sair (mantenha pressionado Home por 10 segundos) limpou. Estranho que um dispositivo baseado em iPod possa ter problemas de som, a menos que os jogos sejam tratados de forma diferente?
Do lado negativo, não há voz. Em vez disso, obtemos o diálogo da tela de texto após o diálogo da tela de texto, em uma fonte pequena e fina. É estranho ver em um dispositivo que pode lidar facilmente com hora após hora de podcast, mas vamos apenas assumir que é uma limitação de mobilidade e seguir em frente. (Embora dada a pobre desculpa de James Earl Jones que os grandes consoles recebem, pode ser uma bênção!)
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Pontuação: 4/5
Gráficos e visuais
Os desenvolvedores, incluindo alguns dos mais experientes, descartaram comparações entre o iPhone e o Nintendo 64, Xbox, PSP e outros consoles de jogos e dispositivos portáteis dedicados. Tudo bem na teoria, mas o iPhone não é dedicado - ele está enviando seus dados, gerenciando suas redes e fazendo todo o tipo de outras coisas nos bastidores porque, com ou sem jogo, você quer que o telefone toque quando você tem uma chamada.
Dado esse foco dividido, como os gráficos do Force Unleashed se comportam no mundo móvel real? Surpreendentemente bem. Não está nem perto da versão PS3, é claro, então se você está esperando por isso, entre imediatamente no real-hab. Eu diria que Xbox e PSP foram um pouco exagerados também, mas tendo jogado alguns Goldeneye 64 para mim naquela época, eles estão no mesmo nível no departamento de empurrar polígonos, embora o mapeamento de texto seja previsível - e feliz -- mais avancado.
No que diz respeito à direção de arte: alguns aspectos são ... cartoonistas. Vader no início, as placas de fundo exuberantes, porém em estilo de animação (ou seja, estáticas). Não que o jogo como um todo busque realismo, apenas que não apresenta uma sensação de unificação.
Além disso, tive os mesmos problemas de jitter que tive com o som e, embora a limpeza forçada da memória tenha ajudado, não o tornou perfeito.
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Conclusão, entretanto? Este jogo parece ótimo ... para um jogo para celular e excelente para um jogo de telefone.
Pontuação: 4/5
Jogabilidade
Joguei a demo do PS3 no fim de semana, que usa um esquema de pad de controle convencional. A versão do iPhone ... jogos diferentes. Para seu crédito, a THQ saltou de cabeça para o multitoque.
Uma palavra de advertência (e potencial quebra de negócio para alguns): Nós não temos nenhuma influência sobre aonde nosso anti-herói Sith irá. Sem controle direcional. Nenhum movimento. Como Space Ace e Dragon's Lair (Wikipedia) e alguns dos jogos mais antigos de Star Wars para PC, cut scenes e o computador nos movem de uma situação para outra.
Então o que nós podemos fazer? Fique lá, seja atacado e tenha que lidar com a defesa e o contra-ataque. Esse é o nosso trabalho, desviar o fogo do laser e mostrar as caixas, Droids, Storm Troopers, Rebels e Jedi, igualmente, o verdadeiro poder do Lado Negro.
Um tutorial começa o jogo para nos ensinar os básicos Force Grip (um estrangulamento) e Throw, e conforme progredimos, novos tutoriais nos ensinam Force Push and Pull, Force Heal, Mind Trick, Dark Force Lightning, etc. Cada um é ativado por um gesto único que precisamos desenhar na tela no momento apropriado. Para alguns poderes, como o Force Grip inicial, o gesto é mostrado na tela acima do alvo - um lembrete útil. Simplesmente desenhe e isso acontece. Para outros, como o Force Heal, você precisa se lembrar disso ou pausar o jogo e verificar a referência integrada - também é útil.
Para adicionar alguma medida de complexidade, nem todos os poderes funcionam em todos os inimigos o tempo todo e, posteriormente, temos a capacidade de alternar os poderes dependendo do inimigo e de fatores. Por exemplo, uma passada de dois dedos para cima, para baixo ou toque alterna entre Force Pull, Force Push e Force Grip, com a dica de gesto mudando junto com o poder (ou mudando para um círculo vazio para mostrar quando um determinado poder irá não seja útil).
Alguns podem achar que o piscar de dedos por toda a tela é uma distração ou desastroso, mas é um dispositivo de tela sensível ao toque e, embora esse paradigma seja novo, é uma boa tentativa de lidar com controles sem um joystick ou d-pad. Isso é especialmente verdadeiro porque o acelerômetro não é usado para nada além de girar a tela. (Embora deva ser notado que a capacidade de girar - e, portanto, escolher entre o modo retrato ou paisagem - balança e é executada com suavidade amanteigada.) Talvez da próxima vez a THQ possa nos jogar um osso e nos deixar usar o acelerômetro para mover nosso personagem por aí um pouco, mesmo apenas entre dioramas de ação?
Junto com a mecânica do jogo, há muitos controles para pausar o jogo, explorar opções, escolher entre continuar e começar uma nova história e escolher capítulos (depois de concluí-los e disponibilizá-los para reprodução).
Também podemos entrar e sair relativamente bem - um imperativo em um jogo baseado em telefone. Faça uma ligação ou saia do jogo e, quando voltar, poderá continuar na cena em que parou (não apenas no capítulo!). Esta é uma lição sobre jogos de dispositivos integrados que outros desenvolvedores realmente precisam prestar atenção.
Uma escolha desconcertante, no entanto, dada a centralização no multitoque do iPhone, são as caixas de diálogo. Você pode segurar e puxar as barras de rolagem ou clicar no botão Mais para mover para baixo trechos longos de texto, mas você não pode apenas tocá-los e tocar levemente. É o iPhone, droga! Não precisamos de barras de rolagem pegajosas.
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Pontuação: 4/5
Valor de repetição
A resposta será um saco misturado. Já que você aprende novos poderes à medida que avança, é inicialmente uma jornada divertida com alguma aparência de recompensas por toda parte. (Novos poderes e enredo de aprofundamento). Mas já parece repetitivo da primeira vez.
Há um modo mais difícil, que provavelmente agradará a jogadores hardcore (o que eu, admito, não), e uma vez que os níveis concluídos são armazenados como capítulos desbloqueados especificamente para replay, perfeccionistas e matadores de tempo casuais.poderiaser atraído de volta para eles.Poderia.
Pontuação: 3/5
Conclusão
Como mencionado no início, Star Wars: The Force Unleashed custará US $ 9,99 no iTunes App Store . Esta parece ser a taxa atual para jogos de iPhone de alto nível, e enquanto alguns podem achar que é caro, outros acharão que o entretenimento vale a pena. Ei, os ingressos de cinema custam mais do que isso hoje em dia. (Então, novamente, muitos filmes podem durar mais do que uma viagem através deste jogo ...)
Claro, a versão do iPhone não chega perto do escopo ou potência de $ 59 (PS3, Xbox 360), $ 49 (Wii) ou $ 39 (PSP) versões, mas sem tempos reais de carregamento para nos atrasar, e a capacidade para entrar e sair por capricho, ele se encaixa muito bem no ambiente do iPhone.
Se você gosta do iPhone e de Star Wars, não tem que pensar. A história é intrigante o suficiente e uma adição interessante ao mito, o som é clássico, os gráficos são desafiadores e a jogabilidade é viável.
Se você gosta de jogos de ação (menos, você sabe, em movimento) e quer experimentar as primeiras etapas importantes da iniciativa 'Game On' da Apple, é uma escolha igualmente fácil.
Caso contrário, você está pagando pelo nome Star Wars e pela produção sofisticada e provavelmente vai querer dar uma olhada na App Store um pouco antes de apertar o botão de compra.